O SQL Server é uma das ferramentas de banco de dados mais utilizadas em aplicações corporativas e até pouco tempo só era possível utiliza-lo no windows, mas a Microsoft acaba de anunciar uma versão para Linux.

Há anos a Microsoft vem mostrando interesse no sistema operacional aberto que, em data centers, rivaliza seu próprio produto. No ano passado a Microsoft anunciou o Visual Studio Code para Linux, uma versão simplificada da sua ferramenta de desenvolvimento, até então as alternativas para utilizar as linguagens da Microsoft no Linux eram implementações Open Source como o MonoDevelop e Eclipse, agora além do ambiente de desenvolvimento será possível utilizar o Banco de Dados oficial no sistema.

Recentemente postamos sobre a compra da Xamarin pela Microsoft, ferramenta que compila aplicativos em C# para Windows, Android e iOS, esses anúncios se alinham com interesse da empresa em tornar-se significante no mercado de infra estrutura como serviço, ambas as plataformas já tem data prevista para chegar ao suporte do Azure, plataforma de computação em nuvem e hospedagem da Microsoft.